Aqui vai uma dica para você escritor iniciante e escritores
que buscam espaço e contrato com editoras: Editora que cobra a “produção” e “publicação”
do seu livro, não é editora, é prestadora de serviço gráfico. A esmagadora
maioria está preocupada apenas em oferecer o serviço de impressão (entre
outros), ganhar a grana e te pagar 10% do valor de capa, sendo que todo o
trabalho de divulgação e venda (na infinita das vezes) é do próprio autor.
Existe o escritor independente que não publica livro físico,
existe o independente que publica por conta própria e existe o independente que
está vinculado à alguma editora pequena.
Existe editora pequena, existe selos pequenos de editoras
médias, existem editoras grandes. Para entrar nas grandes é uma tarefa (quase)
impossível, pois elas trabalham com livros do mercado externo, os blockbusters que vendem muito e que se
transformam em carro-chefe no Brasil. Quase nunca trabalham ou dão chance para
editores nacionais (com raríssimas exceções). “Editoras” pequenas que prestam
serviço gráfico – normalmente essas que ficam te mandando e-mail ou te chamando
pra conversar no Facebook dizendo que você tem potencial, são apenas empresas
que vivem de serviços gráficos, não de literatura, e nunca de seu nome e
qualidade enquanto autor.
Dica dois: Se você realmente acredita que escreve bem –
porque todo mundo se acha escritor ou artista ou qualquer coisa hoje em dia – e
acredita que seu trabalho mereça ser reconhecido a nível nacional/internacional,
contrate um agente (que também é outra vida pra conseguir, sendo que a maioria
trabalha nos moldes das grandes editoras no mercado internacional). Mas,
também, invista em publicação independente para sentir o “mercado”, tentando
vender você mesmo seus livros com suas redes de amigos e contatos. Estude muito
bem as propostas de editoras pequenas para não se frustrar (muito, muito mesmo)
e acabar deixando de lado sua “vocação”.
Investimentos:
Publicação independente: Todos os custos são do autor. Mas, o
retorno do investimento também é só do autor.
Editoras pequenas: Grande parte do trabalho gráfico do autor
“em conjunto” com a editora. O autor recebe (ou uma quantidade de livros) ou
10% do valor de venda. Todo o trabalho de divulgação, inclusive de vendas, é do
autor. Pois, essa “editora” não vai fazer muito esforço por você.
Editoras grandes: São sempre uma grande interrogação. Pois,
nunca estão disponíveis para análise de original, ao mesmo tempo que dizem que
o mercado literário nacional está crescendo (mercado nacional de consumo de
livros – em sua grande maioria – estrangeiros).
Enfim. Essa é uma discussão que gera páginas e muitas horas
de conversa. Espero que exista gente interessada e fico à disposição.
Em outras postagens vou esmiuçando melhor cada tema.
Forte abraço a todos. Que a literatura sobreviva. Let’s
Rock, motherfuckers!
_____
Siga: Marco Buzetto II Fan page nova: Marco Buzetto Twitter: @MarcoBuzetto
Siga: Marco Buzetto II Fan page nova: Marco Buzetto Twitter: @MarcoBuzetto
Nenhum comentário:
Postar um comentário