Seu
livro mais famoso é Sociedade sem Escolas (1971),
uma crítica à institucionalização da educação nas sociedades contemporâneas.
Através de exemplos sobre a natureza ineficaz da educação institucionalizada,
Illich se mostrava favorável à auto-aprendizagem,
apoiada em relações sociais intencionais, e numa intencionalidade fluida e
informal:
"A educação universal por meio da
escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se se tentasse mediante
instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas actuais. Nem
novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de
novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos
dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos
até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a
educação universal. A busca actual de novos canais educativos deverá ser
transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que
aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num
outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a
contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações
sobre as grandes linhas na educação – e também para quem procura alternativas
para outros tipos estabelecidos de serviços".
As
últimas frases deixam claro o que o título do livro sugere, que a
institucionalização da educação marca uma tendência de institucionalização da
sociedade, e as idéias de desinstituicionalização da educação poderiam ser um
ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. Como pensador holístico, de inteligência formidável e
erudição católica ampla, Illich sempre propôs as suas análises nos termos mais
amplos possíveis.
O
livro é mais do que apenas uma crítica, contém propostas para reinventar toda a
aprendizagem em várias instâncias da sociedade e também na esfera individual.
Possui destaque a sua proposta, feita em 1971,
de criar as "redes de aprendizagem" ("telarañas de
aprendizaje") apoiadas em tecnologias avançadas. Muitas das
características das "redes de aprendizagem" recordam o uso da internet em geral, tal como o trabalho de sites como o Wikipedia.
Compañeros de viaje para La Sociedad Descolarizada, é uma resenha crítica (em espalhol) relaciona o pensamento do livro
"Sociedade sem Escolas" com as idéias de outros autores que
escreveram sobre o mesmo tema.
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